Exercícios chamados de roleplaying (interpretação de papéis) são exercícios em que o treinador ou entrevistador se bota no lugar do cliente, para analisar e treinar o comportamento em determinadas situações. Confira alguns exemplos.

1 — Seu parceiro não pode comparecer à reunião e você precisa liderar agora

Aqui, o entrevistador quer ver que você é capaz de assumir um papel mais sênior do que o normalmente esperado de um novo contratado (fingir que você já fez isso 100 vezes), extremamente necessário passar confiança e domínio da reunião.

2 — O cliente está insatisfeito com o projeto e quer discutir o progresso

O entrevistador quer ver como você lida com uma situação estressante e um cliente difícil (mantenha a calma, ouça, mas seja realista sobre o que pode ser alcançado no projeto).

3 — Você precisa dizer ao cliente que não pode cumprir o prazo

O entrevistador quer ver como você comunica más notícias enquanto permanece confiável e sendo visto como um parceiro confiável (mantenha a calma, seja honesto sobre as razões do fracasso, apresente um plano sobre o que fazer agora para não comprometer todo o projeto).

4 – Você precisa vender algo

O entrevistador quer testar seu “modo de vendas” (seja amigável, seja convincente, anuncie seu projeto, mas não se force no cliente).

Em geral, cada uma dessas situações envolverá um desafio que você tem que resolver — sempre refletir sobre a situação: o que é importante agora, o que deve ser evitado, o que eu gostaria de ver se eu fosse o entrevistador.

Exercícios em time

  • Você está sobrecarregado com as tarefas/tem tarefas conflitantes dos parceiros.
  • Você notou que o membro da equipe está fazendo algo contra os valores corporativos.
  • Você tem que entregar o feedback / pedir o feedback.
  • Você tem que definir o escopo das tarefas com o gerente.
Categorias: Consultoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *